Tintas Naturais




A natureza tem cores maravilhosas e muitas vezes na correria do dia a dia não percebemos e valorizamos toda essa riqueza. Através de processos de extração do pigmento e mistura com aglutinantes e fixadores, vamos experimentar a mágica de fabricar nossas próprias tintas com elementos da natureza.

Fazer tintas naturais é uma técnica bastante antiga; pinturas rupestres indicam que o extrativismo vegetal já era praticado na Pré-história. Naquela época, conseguiam-se os pigmentos coloridos da terra e os tons amarelados e esverdeados dos vegetais. Os indígenas também utilizam as tintas para pintura corporal como meio de expressão ligado aos diversos rituais. Todo ritual indígena é retratado em seus corpos na forma de pintura: é a expressão artística mais intensa dos indígenas.

Utilizando elementos naturais: vegetais, frutas, especiarias, terra, folhas, carvão, pó de café, cascas e flores, podemos vivenciar formas de reaproveitar esses elementos e conhecer maneiras sustentáveis de utilizar a natureza a nosso favor. O processo de produção de tinta artesanal é simples e proporciona uma vivência.

Contato

Entre em contato conosco:

Atendimento:

informativos@festivalforrodaluacheia.com.br

Top