Compostagem Caseira





O ambiente construído ao longo do processo histórico de ocupação do espaço surgiu como síntese das relações de intercâmbio entre sociedade e natureza, onde o homem transforma a natureza utilizando seus recursos para sobrevivência e conforto, ao mesmo tempo em que deixou de pensar que os recursos são esgotáveis. Dessa forma, há um distanciamento da fonte de produção dos alimentos, o que afasta o ser humano das suas práticas ancestrais de cultivo.
Sabe-se que os alimentos produzidos em grande escala perdem muito dos seus nutrientes ao longo do plantio, devido ao enfraquecimento do solo, agrotóxicos e falta de responsabilidade ambiental.

Sendo assim, a compostagem é uma das melhores formas de tratamento de resíduos, produzindo um material rico em nutrientes para uso no cultivo de plantas atuando na reciclagem e diminuição do volume final destinado aos aterros. Nesse contexto, a compostagem domiciliar resgata a sabedoria do plantio e fornece autonomia.

Essa oficina, portanto, tem o intuito de apresentar uma nova ideia de plantio doméstico orgânico, utilizando técnicas de fácil aprendizado e baixo custo. Será dividida em parte teórica, a qual será abordado os princípios teóricos da compostagem e parte pratica, a qual cada participante participará da produção de sua composteira, podendo continuar o processo em sua casa.

Contato

Entre em contato conosco:

Atendimento:

informativos@festivalforrodaluacheia.com.br

Top