Calistenia




Calistenia pode ser definida como um sistema de exercícios físicos executados com aparelhos simples como barras fixas, barras paralelas, argolas e até mesmo sem aparelhos. Os exercícios calistênicos são praticados quase sempre sem carga adicional, ou seja, com o peso do próprio corpo e são baseados em 4 tipos básicos: flexões, extensões, isometria e a combinação de um ou mais destes.

Existem dezenas de variações para cada um dos movimentos básicos, o que faz da prática calistênica uma atividade extremamente dinâmica e desafiadora. A Calistênia remonta a Grécia antiga e foi muito utilizada no preparo dos soldados. Em Roma, também foi amplamente utilizada entre os gladiadores.

Atualmente, a Calistenia pode ser vista com um meio de contra balancear os efeitos deprimentes da vida moderna das cidades e também a má postura corporal e falta de exercício físico. Utilizando principalmente as grandes massas musculares para manter o tronco na posição correta, a Calistenia trabalha com intensidade o “core”, promovendo assim base da boa postura, saúde, força, vigor e definição muscular. Os movimentos calistênicos visam a perfeição da forma, o equilíbrio e consequentemente a consciência corporal ou propriocepção. Em palavras mais atuais, a Calistenia é a base de muitas modalidades, como por exemplo: Treinamento funcional; Crossfit; Core training; Street workout; Bodyweight training; Treinamentos com TRX, entre outros.

Em síntese, Calistenia: é a arte de exercitar os músculos afim de adquirir saúde, força, equilíbrio, elasticidade, tônus muscular e elegância de movimento.

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