Bernadete França



Bernadete França nasceu em Rio Tinto no estado da Paraíba, é a caçula de nove filhos de uma família simples.

Sua mãe era costureira e seu pai trabalhava na lavoura e repentista nos finais de semana, fazia versos e tocava viola para as pessoas dos bairros vizinhos de onde morava.

Com um ano de idade mudou-se com a família para Recife, aos seis anos cantou a primeira música, o xote O cheiro da Carolina de Luiz Gonzaga. Aos doze anos ganhou o prêmio cantora revelação em Recife, no mesmo ano participou do programa Cidade Contra Cidade do apresentador Silvio Santos em São Paulo onde conheceu o pianista e jurado de televisão José Fernandes. Este encontro lhe abriu portas para os palcos mais sofisticados da noite paulistana. Durante a década de 70 fez parte como crooner dos conjuntos, Coisa Nossa, Super Som TA e da Banda Réveillon.

Durante quatro anos atuou ao lado do cantor e compositor Toquinho, onde gravou os CDs Made in Coração e Canção para todas as crianças; e do saxofonista Sadao Watanabe em discos e Shows por toda a América Latina, Ásia e Europa. Em seu primeiro compacto simples gravou as músicas: Salina das Margaridas e Vagalume pela gravadora Chantecler.

No ano seguinte participou da trilha sonora do filme A Pequena Órfã o que lhe rendeu turnês no Rio Grande do Sul e Argentina. Pela RCA Victor gravou as músicas Pirilampo do Uauá e Fogaréu dos compositores baianos Gereba, Carlos Pita e Walter Queiroz.

No CD, Gereba Convida cantou a música Meu Segredo do compositor Abel Silva. Compôs o xote Amor Sem Valor gravado pela banda Quinteto novo + o Velho. Em 2007 realizou uma temporada com sua banda no navio Mistral onde apresentou um repertório variado com músicas da MPB.

Como convidada especial se apresentou no Neruda Kulturraum e no espaço 7Stern em Viena, Áustria. Com o acordeonista Walldo Lima apresenta o show Tributo a Marinês: a Rainha do Xaxado. Em 2016 a convite do diretor musical Paulo Fedato e do produtor Renato Figueiredo gravou a música Frevo Mulher para a novela Escrava Mãe da Rede Record de Televisão.

Bernadete França vem divulgando ao longo de sua carreira a música popular nordestina com sucessos de Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Humberto Teixeira e Dominguinhos.

Cumprindo a função de resgatar a tradição desta vertente da MPB. Também se apresenta regularmente em SESC por todo Brasil. Em 2017, Bernadete consolida sua carreira ao tornar-se campeã do conceituado Festival Nacional de Forró, realizado em Itaúnas-ES.

Contato

Entre em contato conosco:

Atendimento:

informativos@festivalforrodaluacheia.com.br

Top